Miami: +1 (786) 320-3865 / Rio de Janeiro: +55 (21) 3942- 3333 Fax: +1 (305) 400-6394 info@miamicreinvestments.com

A Receita Operacional Líquida é um dos mais importantes dados do seu imóvel comercial. A ROL é a quantidade de dinheiro que sobra depois do pagamento das despesas operacionais, excluindo-se aqui o pagamento de hipoteca e melhorias de capital. Muitos investidores usam a ROL para determinar o preço de compra do imóvel. Nos Estados Unidos, o ROL é usado por credores para determinar o tamanho do empréstimo que eles disponibilizarão para a compra do imóvel.

A fórmula para se calcular a ROL é:

Receita Potencial de Aluguel
– Vacância e Perdas de Crédito
= Receita Efetiva de Aluguel
+ Outras Receitas
= Receita Operacional Bruta
– Despesas Operacionais
= Receita Operacional Líquida

Receita Potencial de Aluguel

 A Receita Potencial de Aluguel (RPA) é a receita total que um imóvel geraria se estivesse 100% ocupado. Se há inquilinos a RPA é a soma dos aluguéis pagos mais o valor de mercado dos aluguéis das áreas desocupadas.

Receita Efetiva de Aluguel

Da Receita Potencial do Aluguel é feita uma dedução correspondente à vacância e perdas de crédito. A vacância e as perdas de crédito são as receitas não recebidas da combinação de dois elementos: perda de crédito dos inquilinos que não pagaram seus aluguéis e os aluguéis não recebidos das áreas desocupadas.

Exemplo:

Se a taxa de vacância de mercado de um edifício contendo vários escritórios e inquilinos é de 15% e o prédio tem um Receita Potencial de Aluguel de $100.000 então a Receita Efetiva de Aluguel é de:

Receita Potencial de Aluguel	         $   100.000
- Vacância e Perdas de Crédito (15%) 	 $   15.000
= Receita Efetiva de Aluguel	         $   85.000

Receita Operacional Bruta (ROB)

O estabelecimento comercial também poderá adquirir receitas de outros serviços além do aluguel, como lavanderia, estacionamento, serviço de tv a cabo, vending machines, aluguel de áreas de armazenamento, entre outros.

Quando a receita extra é adicionada a Receita Efetiva de Aluguel, o resultado é a Receita Operacional Bruta (ROB).