Miami: +1 (786) 320-3865 / Rio de Janeiro: +55 (21) 3942- 3333 Fax: +1 (305) 400-6394 info@miamicreinvestments.com

A TIR é uma taxa usada para medir a rentabilidade de investimentos em potencial. A TIR de um investimento pode ser definida como a taxa de ganho de cada dólar para cada ano que o dólar permanece investido. Quanto maior é a TIR, melhor é o investimento. Outra boa regra geral é que a TIR seja maior do que o custo de um financiamento (hipoteca). Se um financiamento possui uma taxa de 5%, mas a TIR é de 4%, então é bem provável que esse não seja um bom investimento.

A TIR usa um fluxo anual de caixa que poder ser o mesmo o ano todo (como em um pagamento de hipoteca) ou irregular (mais típico em investimentos imobiliários).

Exemplo:

O banco está cobrando uma taxa de juros de 4.5% para uma hipoteca de um imóvel A. Calcule a TIR e descubra se o imóvel A é um bom investimento. Neste exemplo utilizamos a formula IRR no Excel.

excel

Devemos sempre usar um valor negativo no ano 0, que irá representar o investimento inicial. Na fórmula da TIR você pode usar um número aleatório como palpite. Nesse caso, eu escolhi 5%.

excel2

Se a taxa de juros que está sendo usada pelo banco é de 4.5% e a TIR é de 12.94% então podemos dizer que o imóvel A é um bom investimento.