Miami: +1 (786) 320-3865 / Rio de Janeiro: +55 (21) 3942- 3333 Fax: +1 (305) 400-6394 info@miamicreinvestments.com

Commercial Real Estate Agent ou Corretor Imobiliário Comercial – é o profissional licenciado que pode ajudá-lo a encontrar um espaço comercial para locação e/ou compra. Um corretor imobiliário é, na maioria das vezes, remunerado pelo proprietário ou vendedor e não só irá poupar seu tempo ao mostrar-lhe espaços de acordo com seus parâmetros, mas também irá poupar seu dinheiro durante a mesa de negociações. Tenha cuidado com corretores de imóveis residenciais que dizem ter experiência na área comercial, uma vez que esses são dois tipos bem diferentes de transações. Você deve procurar um corretor ou agente que se especialize em transações comerciais e, de preferência, que tenha uma certificação comercial, tal como CCIM (Certified Commercial Investment Member), SIOR (Society of Industrial and Office Realtors), dentre outras.

Common Area Maintenance (CAM) ou Manutenção da Área Comum (MAC) – É a quantidade adicional que será cobrada do inquilino e que irá cobrir as despesas da área comum do imóvel e os impostos anuais. Exemplos: paisagismo, remoção de neve, coleta de lixo, iluminação exterior, seguros e impostos sobre o imóvel.

Usable Square Footage ou Pé Quadrado Privativo – Essa é a metragem quadrada usada exclusivamente pelo inquilino. Como regra geral, é a área aonde o inquilino pode colocar o seu mobiliário. Rentable Square Footage ou Pé Quadrado Locável é o pé quadrado privativo mais uma parte da área comum como corredores, hall de entrada, e geralmente representa 10-20 por cento a mais de espaço. Aqui está o link para informações mais detalhadas.

Escalation Clause ou Cláusula de Reajuste – É uma cláusula no contrato de locação que predetermina um aumento no aluguel durante um período de tempo. Exemplo: Um contrato de aluguel de 5 anos com uma cláusula de reajuste que estipula um aumento de 4% ao ano.

Tenant Improvement ou Provisões de Melhoria: é o montante que o proprietário vai contribuir para a melhoria do imóvel.
Gross Lease ou Lease Bruto – É o tipo de locação em que o inquilino paga uma quantia fixa que cobrirá todas as despesas do proprietário com o imóvel, incluindo impostos, seguro, manutenção, serviços de água, luz, etc.

Gross Modified ou Lease Bruto Modificado – É um tipo de contrato em que o inquilino é parcialmente responsável pelas despesas do imóvel. O inquilino, por exemplo, paga uma quantia fixa de aluguel mais os impostos do imóvel.

Net Lease ou Lease Líquido – Com um contrato de aluguel líquido o inquilino pagará uma quantia fixa, além de todas as despesas do imóvel. O inquilino paga custos operacionais do imóvel, tais como impostos sobre o imóvel, seguro, reparos, serviços de água, luz, etc. Esta modalidade de locação pode ser muito penosa para inquilinos com pequenos negócios.

Non-Compete Clause ou Cláusula de Não-Concorrência – Essa cláusula impede que o proprietário alugue, no mesmo local, um imóvel para um competidor direto ou para um inquilino que possua negócio no mesmo ramo que o seu. Talvez seja bom considerar uma cláusula assim para proteger seus investimentos a longo prazo – principalmente se você está no ramo de serviços e espera uma grande circulação de clientes.

Letter of Intent (LOI) ou Carta de Intenção – Este é um acordo preliminar entre o inquilino e o proprietário indicando a intenção de se avançar com as negociações. A Carta de Intenção pode ser “vinculativa” ou “não-vinculativa”. As partes devem sempre consultar seus assessores jurídicos antes de assinar qualquer Carta de Intenção.